Responsabilidade Civil é um tipo de cobertura que os seguros auto oferecem. Por isso, se você está pensando em trocar seu seguro, renovar a apólice ou contratar pela primeira vez, é importante que você entenda tudo sobre essa cobertura oferecida.
O que é Responsabilidade Civil em Seguro Auto?
Essa cobertura é facultativa, mas muito importante. Também é conhecida pela sigla RCF-V (responsabilidade civil facultativa veicular). Inclui acidentes de trânsito, atropelamentos, batidas, entre outros. Os danos podem ser materiais, corporais e morais. Entenda os tipos de danos e o que eles significam:
O que são danos materiais no Seguro Auto?
Quando você se envolve em um acidente com o seu veículo e causa involuntariamente prejuízos materiais a outras pessoas e estes bens danificados ou destruídos precisem ser consertados ou substituídos.
O que são danos morais no Seguro Auto?
Você será protegido nos termos de sua cobertura caso a possível vítima de um acidente causado por seu veículo exija indenização por danos morais através de provas que apresentar de que teria sido insultada, humilhada ou tenha sido exposta a situação ultrajante ou humilhante durante o acidente. Ou ainda caso a vítima do acidente venha a tornar-se inválida, sofra mutilações ou porte como consequência deformidades ou limitações de movimentos bem como sequelas psicológicas comprovadas. Também estará amparado nos termos do seguro contratado, o segurado cuja possível vítima consiga comprovar ofensas à liberdade, desrespeito aos mortos, ofensa a créditos, ao bem-estar e a garantia à vida das possíveis vítimas. As seguradoras costumam reembolsar o segurado após possíveis condenações judiciais e arcam também com as despesas judiciais que o segurado comprovar tudo dentro do limite financeiro contratado.
O que são danos corporais no seguro auto?
São aqueles que afetam a vida do terceiro. Podem ser atropelamentos ou acidentes que ocasionam morte ou invalidez, por exemplo. Essa cobertura arca com o pagamento das despesas médicas, hospitalares e odontológicas comprovadas pelas vítimas que o DPVAT, seguro obrigatório, não cobre. Nesses casos, o DPVAT é acionado primeiro — se ele não cobrir alguma das despesas citadas acima, o RCF-V cobrirá.
Qual o valor recomendado para contratação?
Essa é uma resposta que você deve decidir juntamente com seu corretor de seguros. No entanto, podemos dizer que uma cobertura de no mínimo R$100 mil pareça razoável, afinal gastos com hospital, jurídicos e materiais podem ser altos. É claro que quanto maior a cobertura, maior o preço do seguro, mas no geral, às pessoas que estão contratando seguro estão fazendo para ficar mais tranquilas, então nada mais justo que proteger seu bem, é ter a segurança que o bem e a vida de terceiros também estarão assegurados.
___
O Tô Segurado é uma plataforma de simulação online de seguros, sendo a cotação e contratação de seguros responsabilidade do corretor de seguros.Todas as informações fornecidas pelo corretor de seguros são de sua responsabilidade. O Tô Segurado também não se responsabiliza pelas informações fornecidas pelas seguradoras, informações estas utilizadas como base principal para gerar a estimativa de preço do seguro.